domingo, 30 de setembro de 2012

Dica de saúde: Vamos comer menos sal e mais plantas?

Autora: Kênia Leize Silva de Almeida Nutricionista – CRN 6008 kenia.almeida@izabelahendrix.edu.br


O risco relativo à idade para a hipertensão é muito mais uma função de variáveis envolvendo o estilo de vida do que simplesmente a idade, o que se acredita ser passível de prevenção. Embora os hipertensos sejam freqüentemente assintomáticos, a hipertensão não é uma doença benigna. O sistema cardíaco, cerebrovascular e renal são afetados, pela elevação crônica da pressão arterial. A aterosclerose, uma das principais causas de doenças cardiovasculares, é um resultado direto da ação lesiva da hipertensão.

O controle de fatores de risco modificáveis – sobrepeso, consumo excessivo de sal; consumo de álcool; inatividade física – tem eficácia documentada na prevenção da hipertensão. A hipertensão sal-sensível é aquela que a pressão arterial apresenta alterações (elevações ou quedas) de acordo com variações na ingestão de sal.

Assim, mesmo que as mudanças no estilo de vida não consigam o completo controle da pressão arterial, elas poderão ajudar a aumentar a eficácia dos agentes farmacológicos e melhorar outros fatores de risco para doenças cardiovasculares. Por isso é tão importante uma reeducação alimentar e também a prática de atividade física, para uma vida mais saudável e sem problemas cardiovasculares.

Então, que tal começarmos por uma receita de sal sem sal? Abaixo você encontrará três receitas de sal de ervas. Experimente!!

Receita I

Misture em porções iguais: orégano, alecrim, manjericão, cheiro verde, alho e cebola desidratados. Compre estes temperos já secos. Bata no liquidificador, guarde em vidros tampados e use substituindo o sal.

Receita II

Vinha D'alho sem sal - Bata no liquidificador:

1 cebola
1 colherada de pimenta malagueta
3 dentes de alho
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de páprica
1 pitada de noz moscada ralada
Depois de moído, coloque 2 xícaras de vinagre. Junte uma colherada de azeite de oliva, misture bem e engarrafe. Usado sobre a carne, batatas ou verduras este molho disfarça a ausência de sal.

Receita III

Ingredientes

2 colheres de chá de alho em pó
1 colher de chá de manjericão
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de raspa de limão ralada
Bater os ingredientes no liquidificador. Armazenar em um recipiente para sal e utilizar como substituto do sal.
Dica: Acrescentar alguns grãos de arroz cru para evitar que fique empedrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário