sábado, 17 de novembro de 2012

Como montar minha horta na garrafa Pet?

Por: Tatiana Melo


Com a redução dos espaços cultiváveis no ambiente urbano, precisamos adaptar aos novos espaços disponíveis para a população neste meio. O contato com espécies vegetais permitem uma série de benefícios à saúde e também ao meio ambiente. O contato com as plantas proporcionam ação terapêutica, além de sensação de bem estar, sem falar que ter ervas aromáticas, hortaliças e temperos ao alcance das mãos se torna um trunfo para aquisição de uma vida saudável e prazerosa. Com isso apresentamos então várias formas de cultivar em pequenos espaços utilizando garrafas pet, a confecção é simples o material é super barato e o espaço que precisa é mínimo, tudo para você que acha que não tem espaço em casa ou no seu apartamento poder cultivar com qualidade e criatividade!



O primeiro passo para se ter sucesso no momento em que for montar sua horta na garrafa pet é observar o melhor local para colocá-la, observando se a luminosidade estará de acordo com os vegetais escolhidos para o cultivo, nos modelos mostramos bons resultados utilizando alface, rúcula, cebolinha, salsinha, coentro, alecrim entre outras.Vejamos os materiais que vamos precisar:

1 Alicate
1 Rolo de arame galvanizado
1 Tesoura
1 Estilete
1 Saco de terra vegetal 10kg
1 Saco de areia 10kg
Mudas de hortaliças
Garrafas Pet
Pincel

Para o primeiro modelo vamos precisar de uma garrafa Pet, você írá recortar a garrafa como mostra a foto ao lado. Corte 70cm de arame galvanizado em seguida, enrole o bico da garrafa com o arame galvanizado, faça um gancho com o axílio do alicate na parte superior do arame, como mostra abaixo.








Você irá misturar a terra e a areia, na proporção de 1:1, coloque a mistura dentro da garrafa com o auxílio de uma pá de jardim e em seguida acomode a muda de escolha. Este modelo é suspenso e fica ótimo para colocar em paredes ou pendurar em janelas ou varandas, plantas com raízes mais profundas se adaptam bem quando cultivadas neste modelo. Quanto realizar pequenos furos no fundo da garrafa, a escolha é sua, pois se as mudas forem regadas com cuidado, e sem excessos não existe necessidade de furar o fundo, mas caso sua horta fique em locais abertos onde possa ser atingido por chuvas melhor que realize pequenos furinho no fundo da garrafa, neste caso é aconselhável forrar o fundo com manta bindim e brita para não perder substrato em excesso. Esta dica é válida para todos os modelos.








Neste modelo vamos precisar de três garrafas pet com tampa, a primeira garrafa deve ser recortada como mostra as figuras, um espaço de cinco dedos ao meio entre o fundo e a tampa.




Assim como mostra no passo 4, recorte as outras duas garrafas na parte superior, e em seguida encaixe as duas parte na parte inferior da garrafa que foi cortada primeiro, como mostra o passo 5 e 6, realize os dois furos com o estilete e encaixe na medida da tampa, finalizando com o fechamento da mesma.


Este modelo funciona como um vaso com suporte, use a criatividade e decore o ambiente.








O próximo modelo é ideal para quem deseja ter temperos como salsinha, cebolinha e coentro ao alcance das mãos. Neste utilizaremos duas garrafas pet como mostra em 1. Eecorte ambas garrafas como mostra em 2 e 3, em seguida encaixe as partes como mostra em 4, marque três círculos como mostra em 5 e recorte na marca indicada.






Veja abaixo o modelo pronto, somente preencher com terra e acomodar as mudas.





O próximo modelo também pode ser utilizado em hortas suspensas, precisa-se de uma garrafa pet cortada como mostra abaixo. Em seguida deverá envolver a garrafa com o arame galvanizado como mostra em 2 e 3 formando uma alça, assim como visualizado em 4.













Veja abaixo este modelo depois de pronto.





Abaixo o último modelo que irei apresentar hoje, também pode ser suspenso funcionando como um varal verde, a quantidade de garrafas há serem utilizadas fica à seu critério, podendo variar de acordo com o espaço disponível. Neste utilizamos quatro garrafas pet de cores alternadas. Primeiramente corte as garrafas com um espaço de cinco dedos na parte superior como mostra em 2, em seguida faça dois furos com o estilete na mesma direção em todas as garrafas, como mostra em 3. O próximo passo é unir as garrafas com o auxílio do arame como mostra em 4.













Estes são alguns dos modelos que podemos fazer utilizando garrafas pet, o Projeto hortas possui inúmeros outros modelos, onde cultivamos com qualidade.

15 comentários:

  1. bruna de oliveira3 de abril de 2013 08:08

    eu adorei ah ideia é otima para poder fazer essa horta

    ResponderExcluir
  2. uma ideia boa e sustentavel ajuda diminuir o numero de garrafas nas floresta e rios e nao custa nada

    ResponderExcluir
  3. muito daora, interessante mesm

    ResponderExcluir
  4. amei as fomas de fazer ortas com garrafa pet,faz bem pra bem ao planeta e melhor para todos nos parabens para quem teve a ideia.

    ResponderExcluir
  5. amei as fomas de fazer ortas com garrafa pet faz bem pra bem ao planeta e melhor pra todos nos parabens pra quem teve a ideia

    ResponderExcluir
  6. aqui pamella cruz amei as fomas de fazer ortas com garrafa pet faz bem pra bem ao planeta e melhor pra todos nos parabens pra quem teve a ideia

    ResponderExcluir
  7. ótimo, gostaria muito de poder realizar um trabalho como este com meus alunos indígenas. Porém eles não sentem muito interesse por coisas assim, mesmo assim estou disposta a tentar com eles.

    ResponderExcluir
  8. Gostei!!! Principalmente o modelo de chão. Os que eu tinha visto eram somente suspenso e demandavam um pouco mais de estrutura e trabalho. Muito prático. Vou implantar lá em casa.

    ResponderExcluir
  9. Gostei e vou levar a idéia para escola que trabalho.

    ResponderExcluir
  10. EU AMEI AS DICAS E GOSTEI MUITO EU TENHO UMA HORTA EM CASA TODA FEITA EM GARRAFAS PET E EU COMECEI COM APENAS TRES HORTALIÇAS HOJE TENHO MAIS DE 10 INCLUINDO SALSA,CEBOLINHA,COENTRO,ALFACE,TOMATE,PIMENTA ENTRE OUTRAS E JÁ TO QUERENDO AUMENTAR POIS TER SEU PRÓPRIO TEMPERO EM CASA ALÉM DE DIMINUIR OS GASTOS SUA ALIMENTAÇÃO POR CONSEQUENCIA FICA MAIS SAUDAVEL!!!

    ResponderExcluir
  11. OLÁ!eu sou da Bahia,Saúde e gostaria muito que vcs viessem aqui na minha cidade no colégio estadual Ernesto Carneiro Ribeiro,onde tem um espaço que seria uma horta mais que hoje o mato já toma conta.Eu vou entrar sempre aqui no Projeto Hortas para saber se vcs me responderam,não posso falar meu nome por uma questão de segurança.O telefone da escola em questão é 074 36332895.Liguem e convençam a diretora Moema a deixar vcs virem aplicar o projeto de vcs na nossa escola!Desde já eu agradeço muito vcs!!!!

    ResponderExcluir
  12. olá, amei as dicas, no colégio onde estou trabalhando vou criar uma horta com meus alunos e vou utilizar essas dicas. um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Comecei (meu plantio) as sementes brotaram rápido mais o crescimento está lento, o coentro nasceu em grande de quantidade, pois ainda não sei a quantidade semente que se coloca , assim como o couve, alface. repolho... mais aos poucos vou vendo e me aperfeiçoando, estou amando.
    Se for possível me dar algumas dicas ficarei grata.
    jc.campos58@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa ideia.Me ajudou bastante para a feira de ciencias

    ResponderExcluir